- Home
- Notícias
SENAI de Votuporanga
A possibilidade de uma unidade do SENAI em Votuporanga surgiu no início dos anos 90, para beneficio tanto da população local como da região. Nessa época, a Associação Industrial da Região de Votuporanga (Airvo), o Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindimob), a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e a Prefeitura, uniram-se no sentido de formar um Centro de Tecnologia voltado ao atendimento de necessidades da indústria regional devido à existência da demanda de pessoal capacitado na região.
No entanto, apenas em 1996, que a realidade da profissionalização na área industrial se tornou mais próxima de ser concretizada. Nesse período, a Prefeitura de Votuporanga, SENAI e Departamento Regional de São Paulo assinaram o primeiro convênio e desenvolveram estudos para a implantação de um centro, denominado inicialmente como Centro Tecnológico do Mobiliário (Cetemo).
Mas as vitórias não terminam nesse período, pois em 1999 é firmado o convênio nº 060/99, com a Fundação Votuporanguense de Educação e Cultura (Fuvec), tornando essa conquista uma realidade concreta. A Fuvec é uma entidade instituída pela Prefeitura de Votuporanga, pela FEV e pela Airvo, e o MEC/SEMTEC/PROEP, e que liberou os recursos necessários para a construção do Centro, que ficou denominado como Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário de Votuporanga (CEMAD).
Mais recentemente, um Convênio celebrado entre a Fuvec e o SENAI, tendo o MEC/SEMTEC/PROEP como interveniente, estabelece que o CEMAD tem sua operação e manutenção garantida pela Fuvec, criada para mantê-lo. Dessa forma, a gestão educacional ficou a cargo do SENAI e com acompanhamento e fiscalização por parte do MEC/PROEP, que forneceu os recursos para a sua implantação.
O CEMAD, a partir do início de suas atividades educacionais e tecnológicas passou a atender as 570 indústrias da madeira e do mobiliário da região. Para isso foi planejado e montado com o que existe de mais avançado em termos de equipamentos e de tecnologia relativos ao setor moveleiro, encontrando-se com condições de atender outros segmentos da indústria local e da comunidade em geral.