Sobre o Curso

ÁREA
Madeira e Mobiliário

CARGA HORÁRIA
160 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai de Votuporanga
Rua Olga Loti Camargo 3500 - Jardim Santos Dumont | Votuporanga CEP: 15501-280

TELEFONE
17 3426-8210

E-MAIL
senaivotuporanga@sp.senai.br

TURMA(S)

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Qualificação Profissional de Programador e Operador de Máquinas a CNC para Madeira e Derivados tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a programação e operação de Máquinas a CNC para madeira e derivados, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança no trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


PROGRAMAÇÃO DE MÁQUINAS A CNC
- Comando Numérico Computadorizado: Vantagens das máquinas CNC.
- Cadastro de ferramentas: leitura e interpretação de medidas em paquímetro; cadastro de broca; cadastro de fresa; cadastro de serra.
- Eixos: x,y,z
- Linguagem de programação: avanço rápido (G0); furação otimizada (BO e XBO); furação simples (B e SB); inicio de frezamento (G0 e XG0); avanço linear (G1); interpolação circular (G2 horário ou G3 anti-horário); operação nula (N e XN); comandos avançados; segmento de dois pontos (XL2P); arco de dois pontos (XA2P); arco de três pontos (SA3P); arco com raio (XAR).
- Importação: local onde será salvo o arquivo; tamanho do substrato; verificar possiveis erros na programação; identificar sequência lógica de trabalho.

OPERAÇÃO DE MÁQUINAS A CNC
- Manutenções: Tipos.
- Limpeza e conservação da máquina.
- Lubrificação.
- Informática.
- Metrologia.
- Execução de programas: verificação de pressão do ar comprimido; execução do zeramento; acionamento da bomba de vácuo; necessidades de dispositivos (BZ); verificação do encaixe correto da ferramenta e suas condições; acionamento da exaustão; velocidade de avanço e RPM.